Se você é um praticante de Aikido, é seguro presumir que você deseja ver melhorias na sua técnica. E com esse objetivo em mente, você pratica dia a dia para alcançá-la. A verdade do assunto, no entanto, é que provavelmente há muitos praticantes que sentem que atingiram um muro e estão legitimamente preocupados.
Tendo experiência ao meu alcance, ensinando o Aikido tanto na universidade como nos dojos da cidade, e tendo sobrevivido a muitas falhas, eu lhe darei 3 dicas que o ajudarão a superar os obstáculos que o impedem.
Foco no processo
Muitos Aikidoka provavelmente dificultam o desempenho de Ni (2) -Kyo e Irimi-Nage. Na maioria dos casos, você provavelmente tende a ficar pendurado no momento quando você completar o bloqueio ou o lançamento. A técnica, no entanto, é composta por vários componentes, incluindo ‘De Ai’ (reunião), ‘Atari’ (“Strike”) ou ‘Fure’ (contato), ‘Sabaki’ (manipulação), ‘Kuzushi’ (desequilíbrio), ‘ Tsukuri ‘(fazer / construir),’ Kake ‘(suspensão) e’ Kime ‘(trazendo para conclusão).
A razão pela qual você não está executando ‘Kake’ corretamente ao bloquear o Ni-Kyo ou projetar usando o Irimi-Nage geralmente pode ser encontrada nas etapas anteriores, isto é, ‘Kuzushi’ e ‘Tsukuri’. Então, por que não praticar enquanto mantém todo o processo à vista com um passo fluindo para o próximo?
Abrace a dúvida
Você está atento a explicação do Shihan para alguma forma de técnica e você simplesmente não consegue entender. “Eu simplesmente não consigo entendê-lo”, diz você a si mesmo, com um sentimento nervoso e frustrante. O Shihan e você são indivíduos separados. Qualquer um tem o seu próprio modo de pensar, altura, peso, habilidades físicas e anos acumulados de experiência. A pessoa que explica as técnicas irá fazê-lo dentro dos limites de sua própria capacidade, filtrada através de sua percepção e explicada com suas próprias palavras. E uma vez que nossas habilidades e capacidades variam de acordo com todos e cada um de nós, a probabilidade é que não estamos realizando os movimentos exatamente de acordo com a forma como Shihan os está explicando.
“Então, como eu me retiro desse enigma?”, Você pergunta. Durante a minha prática diária, várias consultas também ocorrem para mim. Embora tendo em mente questões como; “Estou com Shihan em cada passo de sua explicação, e ainda porque não posso executar minha técnica com sucesso?”, Também é importante abordar e dissipar cada uma das suas próprias perguntas com a melhor das suas habilidades. É graças às suas próprias “consultas” que você pode dar uma forma única ao seu próprio Aikido.
Cuide seus parceiros de treinamento em todos os momentos
Se você perder um bom parceiro de treinamento, você perde a oportunidade de se formar bem. O papel de um bom parceiro é duplo. Por um lado, ele ou ela é um parceiro que tenta dominar técnicas como você, enquanto que, por outro lado, ele ou ela é também uma professora que observa sua técnica de um ponto de vista objetivo. Sempre preste atenção ao que o seu parceiro de treinamento está dizendo e pratique com muitos colegas, mantendo as coisas divertidas para que você possa prosseguir o treinamento a longo prazo: talvez, essa seja a coisa mais importante a ter em mente durante sua jornada de treinamento.
Estas são as 3 dicas para melhorar o meu Aikido que eu pessoalmente valoro mais. Existe alguma coisa em particular que você valorize durante sua prática diária de Aikido que difere do que eu toquei aqui?
Fonte: web log tozando
Tradução livre de W. Amorim