O incenso é definido pelo Dicionário Webster como:
Material usado para produzir um odor perfumado quando queimado; O perfume exalado de algumas especiarias e gengivas quando queimado; Amplamente: um cheiro agradável.
Isso é verdade, mas apenas conta parte da história.
Muito do que se sabe sobre as origens do incenso vem a nós em fragmentos relacionados à evolução da cultura. Historicamente, as principais substâncias usadas como incenso eram resinas como o incenso e a mirra, juntamente com madeiras aromáticas e cascas, sementes, raízes, ervas e flores. No entanto, é difícil traçar a história do incenso, porque em grande parte foi uma tradição esotérica e oral evoluindo em relação à religião e à medicina. Em outras palavras, a história antiga do incenso está envolta em mistério, o que parece ser a própria natureza do próprio incenso.
Todos sabem que quando Jesus nasceu, o incenso, a mirra e o ouro foram apresentados como presentes ao recém nascido, demonstrando claramente que esses itens eram os bens mais valiosos e preciosos possíveis naquele momento. No entanto, os antropólogos especulam que os usos do incenso precedem os dons dos Magos aos primeiros incêndios da humanidade. Certamente, os habitantes das cavernas do mundo pré-histórico teriam notado que certas madeiras tinham aromas mais agradáveis e, de fato, efeitos emocionais variáveis.
Simplificando, o incenso tem sido uma característica das cerimônias em todo o mundo desde a antiguidade e o comércio mundial de incenso nunca diminuiu desde então. Os egípcios usaram o óleo de mirra para embalsamar e depois descobriram outros usos rituais, médicos e cosméticos para o incenso. Os hindus usam isso para todas as ofertas domóticas e domésticas, enquanto os budistas queimam em festivais, iniciações e ritos diários. Os chineses usam isso para honrar antepassados e deidades domésticas, e no Japão é um pilar do ritual xintoísmo. A igreja cristã primitiva usou-a para simbolizar a ascensão das orações dos fiéis e honrar a Deus e aos santos. E nas Américas, o uso de incenso é documentado desde os primeiros encontros entre as populações indígenas e os europeus nos séculos 15 e início do século XVI.
Arte Aromática Mas não foi até a chegada do incenso no Japão que seu uso se tornou uma arte fina. Trazido para o Japão no sexto século por monges budistas que usaram os aromas místicos em seus ritos de purificação, os aromas delicados de Koh (incenso japonês de alta qualidade) se tornaram uma fonte de diversão e entretenimento com nobres no Tribunal Imperial durante a Era Heian, 200 anos mais tarde.Durante o período Shogunate no século 14, os guerreiros samurai perfumariam seus capacetes e armaduras com incenso para alcançar uma aura orgulhosa de invencibilidade enquanto se preparavam para encontrar seu inimigo e seu destino. Mas não foi até a Era Muromachi nos séculos XV e XVI que a arte elegante da apreciação do incenso se espalhou para as classes médias e superiores da sociedade japonesa.
O que os japoneses chamam de Koh-Do, ou apreciação de incenso, tem sido o alimento espiritual da cultura japonesa. Rapidamente tornando-se um costume popular nos Estados Unidos e em todo o mundo para aqueles que procuram reflexão silenciosa e paz de espírito, esta arte elegante não só cria uma sensação de tranqüilidade e uma dimensão adicional na vida graciosa, mas também abre um novo mundo de temporal E consciência espiritual. Duas empresas, Nippon Kodo e Shoyeido, continuam nesta tradição orgulhosa no Japão hoje.
Nippon Kodo: Sweet Smell of Success Com mais de 50% da indústria inteira de incenso no Japão, a Nippon Kodo é a principal empresa de fabricação de incenso naquele país. Mas, mais importante ainda, suas operações em todo o mundo incluem empresas e parceiros comerciais nos Estados Unidos, França, Hong Kong e Taiwan. A devoção de Nippon Kodo ao fazer incenso fino segue uma longa e honrada tradição que começou há mais de 400 anos e pode ser rastreada até Jyuemon Takai, mais conhecido como Koju, um especialista na arte e o principal fornecedor de aromas raros e requintados preciosos Ao Imperador do Japão e ao seu tribunal.
Muitas dessas fragrâncias de incenso de alta qualidade agradáveis e duradouras, que a empresa continua a produzir até hoje, são baseadas nas fórmulas originais criadas por Koju e mais tarde por Yujiro Kito, que foi saudado como o gênio da fragrância durante o período de restauração Meiji no século 19. Três desses primeiros produtos de incenso que estavam muito em moda e ainda são muito populares hoje são: Hana-no-Hana, Wakako e Taikan. Seus aromas tradicionais de madeira e florais, juntamente com outros aromas populares e de moda, estão sendo reproduzidos hoje por Nippon Kodo em fábricas modernas no Japão usando os métodos e tecnologia mais avançados.
Nippon Kodo continua a fazer seu incenso principalmente à mão, como já foi feito há centenas de anos. As matérias-primas de alta qualidade são usadas como ingredientes no processo de fabricação de incenso fino. No processo de fabricação, as gomas naturais e resinas de madeiras preciosas e ingredientes florais são carregados em cubas onde são misturados com outras matérias-primas orgânicas. Estes são então carregados em máquinas que extrudem as longas cordas de incenso através de um conjunto de pequenos orifícios, ou então são feitas em cones e bobinas, colocando-os em moldes. As varas de incenso, os cones e as bobinas são então cortadas uniformemente e dispostas de forma limpa e meticulosa em formas de madeira onde são deixadas a secar.
A partir daqui, eles são levados para uma grande sala onde a umidade e a temperatura são controladas engenhosamente por um sistema de persianas e janelas de madeira que permitem apenas a quantidade certa de ar e luz. Os produtos de incenso permanecem na fábrica por vários dias até se endurecerem e depois são reunidos, empacotados e preparados para embarque em lojas de departamento, boutiques de fragrâncias e lojas de incenso para pessoas de todo o mundo.
O princípio orientador de Nippon Kodo e o principal objetivo desde a sua criação foi levar a cultura do incenso ao mundo. Como o presidente da empresa, Masahisa Konaka, recorda rapidamente: “o incenso tem o poder de acalmar a mente e tornar a vida mais agradável criando um sentimento de repouso e tranquilidade, tanto física como espiritualmente, e também perfumar o meio ambiente em que vivemos.”
Shoyeido: Gerações de Refinamento Da mesma forma, Shoyeido é uma empresa japonesa de incenso que tem verdadeiramente preservada tradição familiar e receitas secretas por quase 300 anos. Em 1705, Rokubei Moritsune Hata começou a criar incenso usando os métodos que aprendeu ao trabalhar no Palácio Imperial em Quioto. Utilizou as tradições secretas da corte de misturar madeira de incenso que anteriormente havia sido usada exclusivamente pela realeza. A família Hata continua o legado deixado por seu criador inovador, oferecendo seu incenso único misturado à mão em uma variedade de estilos.Além das receitas tradicionais, os misturadores mestres de Shoyeido criam produtos novos e inovadores que combinam séculos de experiência com novas tecnologias mundiais. A amável mistura de ingredientes naturais cuidadosamente selecionados torna o incenso de Shoyeido único e exclusivo. Os ingredientes de melhor qualidade são adquiridos por misturadores mestres e, depois, habilmente elaborados para a perfeição em instalações meticulosamente limpas. Todos os ingredientes são finamente moídos e cuidadosamente misturados com um material de encadernação natural em pó, Tabu-ko. Vinte a cinquenta tipos de ervas e especiarias são precisamente misturados com água pura, de forma rápida e secos muito lentamente.
A mistura de incenso requer uma enorme habilidade. Ao misturar com ingredientes naturais, a qualidade, o equilíbrio e os índices são críticos. Mesmo uma pitada de uma erva ou casca pode aumentar dramaticamente ou alterar a fragrância resultante. A umidade, o tempo de secagem e os métodos de produção também influenciam fortemente o aroma. Manuseado com carinho, o incenso misturado de Shoyeido realmente amadurece e melhora com o tempo. O perfume torna-se mais profundo e mais suave, exibindo a sutileza e refinamento para o qual Shoyeido é conhecido.
As instalações da sede e da produção de Shoyeido estão em Kyoto desde 1705. Agora, existem três lojas localizadas em Sapporo, Kyoto e Tóquio. Shoyeido começou a introduzir incenso no mundo ocidental em 1894. Desde então, a demanda por incenso de alta qualidade aumentou. Na verdade, Masataka Hata, o presidente de Shoyeido, diz sobre a crescente popularidade do incenso, “gostaríamos de ver as pessoas tomando” quebras de incenso “na forma como tomam pausas de café”. Em 1990, a divisão dos EUA, Shoyeido Corporation, foi fundada em Boulder, Colorado. Agora, pessoas de todo o mundo não só têm a chance de aproveitar o incenso de alta qualidade de Shoyeido, mas também seu compromisso de preservar a preciosa tradição no mundo moderno.
Um mercado em crescimento Desde os dias do antigo Egito e Roma, o incenso tem sido usado para purificação, cerimônia, devoção e puro prazer. Hoje, com 5.000 anos de tradição e refinamento estético em seu núcleo, o uso de incenso está atingindo novos níveis de popularidade. É difícil medir as vendas globais de incenso, em parte porque os compradores de incenso atravessam os limites do crescente mercado de fragrâncias domiciliares, incluindo o mercado de aromaterapia, spa e mercados espirituais e devocionais de bens e serviços – um mercado total dos EUA estimado em US $ 2,2 bilhões em 2000. Compradores Use incenso para apoiar uma prática de feng shui, ioga, meditação, aromaterapia, massagem ou criando seu próprio espaço sagrado. Em suma, seja um luxo sensual ou uma necessidade religiosa, o incenso certo pode melhorar o ambiente de quase todos.
Tantos fatores coincidem no mercado de incenso que não é nenhuma surpresa que ele continue silenciosamente a crescer. O crescente interesse pela aromaterapia, na criação de ambientes sensuais e serenos, e nas tradições espirituais, todos apoiam a popularidade desses produtos pequenos mas potentes. Os retalhistas de produtos naturais estão bem posicionados para introduzir novos clientes no mundo do incenso e aumentar a satisfação e o conhecimento dos compradores de incenso existentes.
Há algo muito poderoso sobre a tradição que dura tantos anos, especialmente quando se conecta com a natureza, outras pessoas e o eu interior. O incenso evoluiu ao longo dos séculos para fazer exatamente isso. Há algo especial sobre artesanato de qualidade, design elegante e atenção aos detalhes que cria sua própria beleza extraordinária. Para muitos, a idade do incenso começou no passado distante, mas ainda mantém um forte controle no nosso sexto sentido hoje e continuará a fazê-lo nos próximos anos.