Já ouviu falar sobre Akai ito (赤い糸)? Trata-se de uma lenda de origem chinesa que fala sobre um fio vermelho invisível que une as pessoas que estão predestinadas a ficar juntas, independentemente do tempo, lugar ou circunstância. O fio pode esticar ou emaranhar-se, mas nunca irá partir.” Ou seja, em algum momento da vida, essas almas gêmeas vão se encontrar.
Enquanto que na cultura chinesa, os deuses amarram o fio ao redor dos tornozelos daqueles que estão predestinados, no Japão a história é um pouco diferente: o fio está amarrado em torno do dedo mindinho dos casais que são almas gêmeas. A lenda também é chamada de Unmei no akai ito (運命の赤い糸), que significa “corda vermelha do destino”.
Uma curiosidade sobre a sabedoria e intuição japonesa sobre o akai ito: o dedo mindinho representa o coração, nele está conectada a artéria ulnar que o liga ao órgão.
Ou seja, o dedo mindinho é uma extensão de seu coração. Por isso o fio vermelho é preso nele, conectando os corações.
O que torna o akai ito tão magnífico é o romance que o envolve, e mais que isso, o akai ito não se limita a casais afetivos. Ele nos liga a pessoas importantes que passam/ram em nossas vidas.
(Adaptado de https://coisasdojapao.com e https://www.japaoemfoco.com)