O emocionante artigo a seguir foi escrito por Yamada Sensei e enviado a seus alunos .
Outra, talvez a última das grandes estrelas da sociedade do Aikido se foi.
O conhecimento de Aikido de Tamura Sensei fez dele a maior influência na Europa e no resto do mundo pelos últimos 45 anos. Senpai (em japonês, veterano), como eu o chamava, era bem conhecido como o Uke de O-Sensei enquanto era uchideshi e é desnecessário dizer que ele foi o assistente de O-Sensei em sua viagem ao Havaí, há aproximadamente 50 anos. Para os japoneses, naquele tempo, era um sonho ir ao Havaí. Então todos nós o invejávamos.
Os movimentos de altíssima qualidade técnica de Senpai vieram em grande parte por ter sido uke de O-Sensei. Ninguém pode copiá-lo. Se você tentar fazê-lo, será somente divertido. Contudo, eu tentei roubar dele tudo que acreditei que poderia ser útil para mim.
Em março passado, estive com ele ministrando o seminário anual em Madri, e em abril ele me informou sobre algumas mudanças em sua saúde. Em maio e junho fiz algumas visitas a ele em sua casa. Na minha segunda visita, fiquei muito impressionado com sua atitude, tão calma, serena e relaxada. Pareceu-me que ele estava se preparando para longas férias.
Senpai já era uchideshi quando eu me tornei um. Passávamos a maior parte do tempo juntos. Em 1964, eu saí do Japão para Nova York e, na primavera do mesmo ano, Senpai também deixou o Japão com sua esposa e foi para a França. Senpai costumava brincar: “Eu esperei até você ir primeiro e nos mostrar como poderia fazê-lo. Agora que você conseguiu, posso me decidir”. Aquilo não era verdade. Não houve ninguém que fosse mais confiante do que ele foi. Ele não apenas sobreviveu, mas tornou-se um grande sucesso na Europa.
Estou escrevendo este artigo durante o Curso Anual de Verão no sul da França. Fizemos este seminário juntos por quase 30 anos, portanto é muito emocionante pra mim. O que vem à tona são os ótimos momentos que tivemos juntos durante os seminários em vários países.
Nadamos em Nice cercados de beldades em topless, andamos de burro ao lado de um penhasco em Marrocos. Em Marrakesh, Marrocos, uma cobra foi enrolada em torno do meu pescoço para uma foto. Voamos perto de Angels Falls na Venezuela num pequeno avião Cessna. O cheiro em uma academia na Ioguslávia era tão ruim que Senpai foi embora dizendo: “Você termina isso!”. Viajamos pelo Japão com amigos, e durante esta viagem fomos a um karaokê e eu tive que cantar um dueto com Senpai, que não tinha nenhum senso musical.
Muito obrigado por essas memórias maravilhosas que tivemos juntos. Tenho orgulho de mim por ter sido seu parceiro.
Ele costumava dizer que conhecer várias pessoas através do Aikido era sua felicidade. Mantendo este pensamento em mente, vou fazer o meu melhor para lidar com as pessoas que eu possa conhecer em minha vida.
Eu acreditei num milagre, mas ele não aconteceu. Entretanto, fiquei muito contente de saber que ele estava nos braços de sua esposa em seus últimos momentos. Ele sempre esteve com sua amada esposa, quase 24 horas por dia, então ele merecia isso.
Deixe-me dizer mais uma vez: Estou muito feliz por ele. E o invejo da mesma maneira que o invejei quando o vi como uke de O-Sensei. Eu o invejei por tudo que ele fez com o seu Aikido.
Por favor, volte de suas férias o quanto antes. Tenho um Bordeaux 1995 nos esperando. Vamos beber juntos novamente.
Y. Yamada
Obrigado pelo crédito. Abração! =)
Ok, Tharso. Tomei a liberdade de colocar o texto aqui, pois achei muito importante. Tem outros textos, que voce escreveu, que achei interessante. Gostaria de saber se osso coocar aqui com os devidos créditos. E outra: Se posso colocar na minha lista de links o seu site. abração!