Texto extraído do antigo grupo aikido Rj. (Comentários meus em itálico)
AIKIDo: Como são as aulas. (ou deveriam ser)
Um ponto muito importante: o treinamento do AIKIDO é cooperativo e não competitivo.
As técnicas são aprendidas através do treino com um parceiro, ele não é um adversário. É preciso sempre adequar a velocidade, a energia e a potência da técnica às habilidades do parceiro, que está lhe emprestando o corpo para você praticar. ( Enfatizo muito isso nos treinos. Que o aikido utiliza uma pedagogia diferente das outras artes para o seu aprendizado. Por isso é necessário maior desprendimento nesta abordagem)
A prática do AIKIDO começa no momento da entrada no dojo.
Os praticantes devem observar a etiqueta o tempo todo. É adequado fazer a reverência ao entrar e sair do dojo/academia e ao entrar e sair do tatame.
Cerca de 5 minutos antes do início da aula, os praticantes devem alinhar-se e sentar-se, quietos, em seiza (ajoelhados).
A única maneira de progredir no AIKIDO é através do treinamento regular e contínuo. A freqüência não é obrigatória mas, para haver evolução no AIKIDO, é preciso praticar pelo menos duas vezes por semana. Além disso, já que o AIKIDO propicia meios de cultivar a auto-disciplina, esta começa com a freqüência regular.
O seu treinamento é de sua própria responsabilidade. Ninguém vai pegá-lo(a) pela mão e levá-lo(a) à proficiência no AIKIDO. Não é responsabilidade do instrutor ou de qualquer companheiro graduado verificar se você está aprendendo. Faz parte do treinamento aprender a efetivamente observar. Portanto, antes de pedir ajuda, tente aprender a técnica por si mesmo(a), por meio da observação dos companheiros.
O treinamento no AIKIDO engloba mais do que técnicas. Inclui a observação e modificação dos padrões físicos e psicológicos de pensamento e comportamento. O comprometimento de cada um em aprender, em se auto-aperfeiçoar faz parte da essência do treinamento.
Em especial, deve-se prestar atenção à maneira com que se reage aos variados tipos de circunstâncias. Assim, o cultivo da (auto) consciência é parte do treinamento.
O treinamento pode, às vezes, ser frustrante. (sim, sempre pode, rs. Por isso digo que o maior instrumento para aprender o aikido é paciencia. Com os companheiros de treinos e com si mesmo principalmente)
Aprender a lidar com essa frustração também é parte do AIKIDO. Os praticantes precisam se auto-observar para determina
r a raiz de sua frustração e insatisfação com seu progresso. A causa pode ser uma tendência de se comparar demais com os outros, colegas, o que não deixa de ser um tipo de competição. E bom admirar o talento do próximo e esforçar-se para iguala-lo, mas é necessário cuidado para que as comparações não suscitem ressentimentos ou autocríticas exageradas.
Se você se sentir muito cansado(a) ou se machucar, pode, após fazer uma reverência, parar temporariamente o seu o treino, retornando quando sentir-se capacitado. Se for necessário deixar o tatame, peça permissão ao instrutor.