No mundo das artes marciais, especialmente os do Japão, a prática não pode ser entendida senão apenas como um compromisso total, corpo e alma, em todo o tempo.
Seja dentro ou fora do dojo, o humor, presença, atenção, vigilância, etc, nada muda e é, portanto, natural que as tradições, que começou a aprender uma disciplina, qualquer interesse em viver mais perto da fonte.
É provável que o principal interesse do sistema de uchi deshi, é que estudantes vivam no dojo perto, de forma constante, do mestre e seu ensino.
Em nossos tempos modernos, pela dificuldade de implementar este sistema, infelizmente, tende ele a desaparecer, mas para levar ao caso do Aikido, ainda é possível encontrar oportunidades para ser Uchi Deshi. Estes incluem, por exemplo, a Aikikai de New-York dirigida por Yamada sensei , ou também Tissier sensei, em Vincennes. New York Aikikai liderado por Yamada sensei , ou Tissier sensei em Vincennes.
Existem também os sistemas Uchi Deshi, mais privados, menos formal, de Tamura sensei embora ele nunca teve Uchi Deshi formais, teve com Michael Martin uma relação estreita de conformidade com esta tradição. Várias pessoas antes de Mickaël, ocuparam a função de gerenciar e manter o dojo de Tamura sensei, Shumeikan, mas não provavelmente tiveram o mesmo compromisso, ou o mesmo talento que o qualificou para ser o Uchi Deshi de Tamura sensei.
Outro shihan, Shimizu sensei do Tendokan(Tendo Ryu Aikido), em Tóquio, tem apenas um Uchi Deshi por vez … o último sendo seu filho Kenta …
Também no mundo do Aikido, no entanto, há uma corrente com base neste sistema de longa data de Uchi Deshi. É derivado do ensino de aikido Saito Morihiro sensei , que continuou hoje por seu filho e sucessor Hitohira Sensei em Iwama, uma pequena cidade já famosa por ser o berço do Aikido.
O dojo de Hitohira Sensei em Iwama localizado não muito longe do dojo mítico do fundador do aikido (agora constituindo o ramo Ibaraki da Aikikai ) é cerca de 1:30h de trem a oeste de Tóquio. É tanto perto quanto longe para mim, porque é sempre difícil encontrar um tempo para escapar da megalópole japonesa.
Felizmente, desfrutando de alguns dias de folga, e graças à ajuda do dojo-cho (chefe do dojo) Uehara do Aiki Shuren Kai de Tóquio , tenho o espaço de três dias integrado a vida de Uchi Deshi em Iwama.
A origem desta escolha, além do desejo de seguir um ensino mais intensivo de Hitohira Sensei, havia de muito mais concreto a vontade de ter “o gosto” e motivação do tatami em seu dojo Tanrenkan.
O Tanrenkan
Na verdade, eu já havia sido capaz de ir várias vezes em Iwama, mas sempre para eventos especiais, como Kagami Biraki, etc, nunca para a prática … Agora … consegui.
A noite em que cheguei quatro Uchi Deshi já estavam lá, de partes muito diferentes do mundo (Argentina, Dinamarca, Escócia e Israel) e dá ao nosso pequeno grupo uma atmosfera international e amigável.
O programa de um dia típico varia entre práticas e tarefas domésticas … carregado, mas rico.
As 05:00 da manhã, a pequena comunidade se levanta, à frente do sol. E já, algumas coisas são necessárias: varrer, caminhar com os três cães do sensei. Cada dia tem um Toban, isto é, uma pessoa responsável por certas responsabilidades. O Toban é responsável por andando com os cães duas vezes por dia e uma obra de importância: preparar o almoço, almoço e jantar para todos os Uchi Deshi.
Chegarão no próximo dia, mais sete Uchi Deshi, da Venezuela, necessariamente complica o trabalho de Toban (gastar tempo em preparar refeições para cinco pessoas é mais fácil que que cozinhar para 12 ) )
Outra tarefa importante é de manhã alimentar o fogão a lenha que aquece o quarto prédio principal, Shindojo, ao lado da casa do sensei e gabinete do dojo do fundador. É preciso dizer que, em termos de isolamento e aquecimento central, o Japão ainda tem muito para progredir. Adicione a isso o frio amargo de fevereiro no campo japonês, e você vai entender que a motivação para realizar várias atividades não é difícil de encontrar.
Um pouco antes das 6 horas, Uchi Deshi vai ao dojo Tanrenkan limpar e preparar a organização da oração Xintoísta da manhã e da meditação que se segue.
A preparação matinal do dojo:
As 7h, dá início ao curso de arma, que é geralmente realizado numa pequena cobertura de madeira. Se o tempo não permite, como foi o caso durante o segundo dia da minha estadia – caiu neve em abundância durante todo o tempo – a prática do dia tem lugar no dojo, mas sempre com armas (tachi dori, jo dori, etc.)
Shuriken
Durante os três dias da minha estadia, apenas Uchi Deshi e sensei Waka (filho e sucessor de Hitohira Sensei) participou do curso da manhã …
Este privilégio educacional, no isolamento e frio não eram, se lembro, somente de algumas estadias. Quando estive, por anos,durante o inverno no Shumeikan dojo, nos conhecemos menos de 15 pessoas para seguir os ensinamentos de Tamura sensei … o que contrastava fortemente com 300-400 participantes alguns seminarios em Paris
Às 8 da manhã, o keiko termina, dando tempo para os treinos livres … Eu era capaz de praticar no meu inclusive jogando shuriken . Por outro lado, o Toban sai antes do dia para preparar o pequeno almoço, que acontece todos os dias às 09:00.
Todo mundo está acordado desde 05:00h e a fome é grande.
Alvorecer do Aiki Jinja
Às 13h, almoço, 18h, voltar para o Tanrenkan para limpar o dojo antes do jantar. Durante à noite, das 19h às 21h, é o jantar. A maioria de nós define às 22h e, para mim, nenhuma dificuldade para dormir
Durante o dia, você deve estar preparado para prestar assistência a sensei em caso de necessidade … ajudar a mover alguns móveis para a antiga casa do sensei Morihiro, localizado ao lado da cachoeira, uma lugar dedicado à prática de misogi, ou limpar a estrada perto do Aiki Jinja que se impõe com seu manto de neve.
cachoeira do Aiki
Além de atividades locais, em torno das muitas fotos na parede para se ver, todos os tipos de bokken que estão quase sempre à mão, tudo recorda a onipresença da prática do aikido que … de fato é um dos locais ideais para passar o tempo.
Eu tento apreciar especialmente o nível técnico do filho do sensei filho que, apesar de sua idade jovems, na minha visão, é corpulento, com um aperto forte e técnica sólida.
Eu só posso incentivá-lo a viver pelo menos uma vez na vida, uma experiência deste tipo … em Iwama ou em outro lugar.